domingo, 15 de março de 2009

YUNUS

Muhammad Yunus é um economista do Bangladesh, prémio Nobel da Paz, em 2006, e que ficou conhecido por ser o criador e o incentivador do microcrédito no seu País e no mundo. Um leitor deste blogue, Paulo, deixou-nos, há dias, uma sugestão de leitura, “Criar um mundo sem pobreza” e à qual se pode juntar outra, “O banqueiro do povo”, ambas da autoria de M. Yunus e através das quais podemos conhecer o trabalho deste bengali e dos seus colaboradores no Banco Grameen (Banco da Aldeia), instituição criada para combater a pobreza extrema, em particular, das mulheres.
Através dos empréstimos concedidos, estas pessoas puderam tomar conta das suas vidas, libertar-se dos agiotas, melhorar as condições de vida dos seus filhos e olhar o futuro de cabeça erguida sem se sujeitarem à mendicidade ou à caridade. Alguém acreditou nas suas capacidades e sem exigir quaisquer garantias materiais cedeu-lhe os meios financeiros para pôr de pé um modo de vida autónomo, baseado no seu trabalho e nas suas competências específicas.
Esta acção de Yunus e do Banco Grameen, sem pretender tratar-se da solução milagrosa para acabar com a pobreza em todo o mundo, chama-nos a atenção para algumas realidades que devem merecer a nossa atenção:
a) A pobreza não se resolve com a caridade;
b) Importante é acreditar nas pessoas e nas suas capacidades para encararem de frente os problemas e escolherem as melhores soluções;
c) É necessário despertar a capacidade de empreender que existe em todas as pessoas e, para tal, é importante criar os estímulos adequados;
d) É importante desenvolver iniciativas a nível local, junto das pessoas concretas, para que elas assumam a sua capacidade de se tornarem autónomas e independentes de subsídios ou de esmolas que as curvam e lhes tolhem a vontade.

Sem comentários: