sexta-feira, 6 de março de 2009

Somos cada vez mais inovadores

Foi recentemente publicado o European Innovation Scoreboard 2008 (http://www.proinno-europe.eu/metrics), uma análise comparativa do desempenho em inovação do conjunto dos países da UE. Da leitura deste relatório, e no que diz respeito a Portugal, pode concluir-se o seguinte:
a) Em termos globais, Portugal faz parte de um grupo de 10 países, com Chipre, Estónia, Islândia, Rep. Checa, Grécia, Itália, Noruega, Eslovénia e Espanha, que são considerados Inovadores Moderados e que têm um desempenho imediatamente abaixo da média da UE27 (os líderes em inovação são a Dinamarca, Finlândia, Suécia, Suíça e UK);
b) No entanto, a taxa de crescimento anual do desempenho em inovação por parte de Portugal (4,6%), nos últimos cinco anos, é muito superior à média da UE27 (2,2%) e faz do nosso pais, no grupo dos Moderados, o segundo com maior taxa de crescimento anual (a seguir ao Chipre).
Embora o desempenho de Portugal ainda esteja abaixo da média da UE, a verdade é que tem evidenciado, em alguns dos indicadores utilizados, taxas de crescimento bem acima da média europeia. Neste aspecto, Portugal destaca-se particularmente na evolução de Recursos Humanos altamente qualificados e na formação da população, em que o nosso pais aparece como líder do conjunto dos países da UE27. Outros motores da melhoria do desempenho em inovação, segundo o mesmo Relatório, foram principalmente a disponibilidade de financiamento e de apoio do estado aos projectos inovadores, o investimento das empresas em inovação e os direitos sobre propriedade intelectual, patentes, etc.

Sem comentários: