segunda-feira, 24 de maio de 2010

Parque Botânico Arbutus do Demo – um excelente exemplo de Turismo de Natureza

Definido pelo Plano Estratégico Nacional de Turismo como um produto estratégico para o país, o Turismo de Natureza surge com uma oferta rica e variada em toda a região Dão Lafões.

Hoje, convidamo-lo a conhecer um pouco do Parque Botânico Arbutus do Demo (PBAD), situado em pleno coração das “Terras do Demo”, designadas desta forma por Aquilino Ribeiro, um projecto pioneiro de elevada importância na gestão e conservação de uma grande diversidade de espécies.

Este Parque situa-se na freguesia da Queiriga a cerca de 5 kms de Vila Nova de Paiva, ao km 73,5 da EN323. Instalado nos terrenos do antigo viveiro Florestal da Queiriga, abandonado na década de 90, tem uma área total de 80.000m2, dos quais 50.500m2 correspondem à área do viveiro e 12.500m2 correspondem a matas de coníferas e folhosas, constituindo um património de inestimável valor paisagístico e ambiental, onde se encontra reunido mais de um milhar de diferentes espécies botânicas.

O PBAD compreende um quadrado central, horta, pomar, espaço de conservação, arboreto, viveiro e alguns edifícios possuidores de uma arquitectura característica que foram totalmente remodelados, respeitando a traça original.

A reabilitação de toda esta área é resultado de uma parceria no âmbito do Programa Comunitário Interreg III B Sudoe, tendo daí resultado a Rede de Jardins do Sudoeste Europeu. Esta rede é formada pelo PBAD, pelo Jardim do Sudoeste Europeu da Guarda, Jardim Europeu de Módubar de la Empareda (Espanha) e Jardim Europeu Arboretum de la Chaise Dieu (França). A prioridade deste programa é a gestão do património cultural e natural e a promoção do ambiente dos espaços integrados.

O PBAD é um excelente exemplo de união entre empresas e instituições e conta com diversos “actores”: Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, Instituto Politécnico de Viseu (Escola Superior Agrária e Associação para o Desenvolvimento e Investigação de Viseu) e Empresas (Moinho da Carvalha Gorda, Ervital e Vasco Pinto).
Actualmente, encontra-se aberto das 09H00 às 17H00 de 2ª a 6ª feira, sendo habitual disponibilizar um horário específico para os meses de Verão, que pode ser consultado na página http://arbutusdodemo.eu/. Aceite a sugestão e não deixe de visitar um dos mais bonitos jardins do sudoeste europeu.

1 comentário:

Anónimo disse...

permita me uma pequena correcção, terras do demo não faz parte da Dão Lafões.