sábado, 1 de maio de 2010

Ainda o D. Sustentável ou a “promoção” de clusters regionais/nacionais

Precisamente…

Viana do Castelo, uma “congénere” de Viseu, a impulsionar o … Mar!

Portugal: Mar, Floresta, Turismo, Energias Alternativas(?)…

Este tipo de projectos são “fertilizantes”, promovendo a germinação do estatuto: Capital (utilizando um epíteto simplista) do Mar, da Floresta …; agremiando um cluster.

Praça de touros transformada em centro do cluster do Norte para a economia do mar

A Praça de Touros de Viana do Castelo poderá ser transformada em Centro de Mar, no âmbito do Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar (…) Para dinamizar este cluster, foi constituída uma associação, a Oceano XXI, cujos sócios fundadores são a Associação Mar Centro e o Instituto para o Desenvolvimento do Conhecimento do Mar.
(…)

Considerado como um dos projectos-âncora do cluster, este centro será um núcleo central de coordenação e dinamização de actividades económicas potenciadoras do desenvolvimento da região. A sua actividade assenta em três grandes áreas: o turismo, a investigação relacionada com a água (mar e rios) e a formação/certificação, enquanto pilar promotor de uma "cultura do mar" e da qualificação e desenvolvimento.

O projecto vem ao encontro da nova aposta da autarquia de transformar Viana numa cidade náutica do Atlântico, que está a ser equacionada no âmbito do Plano Estratégico da cidade até 2013 (…) pretende contribuir para o desenvolvimento económico e social de toda a região.


in Jornal: PÚBLICO, 27 Abril, 2010

Sem comentários: