sexta-feira, 31 de julho de 2009

Turismo de Natureza: Praias Fluviais na Região

Qualquer zona de banhos para ser reconhecida com o estatuto de praia fluvial tem de ser classificada pelo Instituto da Água (INAG). Para essa classificação o INAG tem em conta uma série de critérios: análises regulares da água, segurança dos banhistas assegurada por infra-estruturas e nadadores - salvadores, locais dotados de balneários e de restaurantes ou bares, entre outros.
Apesar da maioria dos locais da região não respeitarem os critérios impostos pelo INAG, e como tal não serem classificadas como praias fluviais por este Instituto, são várias as zonas existentes e que convidam a banhos nesta época do ano, a um custo muito reduzido, algumas delas de uma grande beleza e que irão surpreender. Aqui ficam algumas sugestões:
No concelho de Castro Daire a praia fluvial de Folgosa, situada na margem direita do rio Paiva, reconhecida pelo INAG, dispõe de um bar, parque infantil, WC, chuveiros, mesas de piquenique, campo de futebol e zonas relvadas.
Em Vila Nova de Paiva a praia da Quinta da Azenha, a praia do Touro e a praia do rio Covo em Vila Cova à Coelheira, onde existem três azenhas com os respectivos canais de transporte de água. Não pode abandonar Vila Nova de Paiva sem visitar o Parque Botânico Arbutus do Demo, um dos projectos emblemáticos do concelho, onde se encontra reunido mais de um milhar de diferentes espécies botânicas.
No concelho de Mangualde a praia de Alcafache, perto das Termas e a Praia de Fagilde, com o simpático Bar Casa do Rio.
Em Tondela: a praia de São Gemil, a praia de Ferreirós do Dão e a praia de S. João do Monte (classificada pelo INAG com boa qualidade de água).
Em Penalva do Castelo, a praia do Castelo de Penalva, a praia da Senhora de Ribeiro, em Pindo, e a praia da Senhora de Lurdes, nas margens do rio Badoiço. Aqui, faça um desvio e não perca uma visita à Casa dos Petiscos Fumeiro, na Quinta da Sereia.
No concelho de Vouzela a praia de Cambra e a praia do Porto de Várzea, onde o rio Alfusqueiro proporciona um excelente espaço com relva, um parque infantil e um pitoresco bar. A visitar na região a Reserva Botânica de Cambarinho, a maior concentração de loendros da Europa. Esta reserva foi criada em 1971 e está sob a tutela do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.
Para almoçar escolha o Restaurante Taberna do Lavrador em Cambra ou o Restaurante Tarântula em Cercosa.
Em Oliveira de Frades a praia de Alfusqueiro em Destriz, a praia do Vau em Conlela (rio Teixeira) e a praia de Sejães, na margem do rio Vouga com parque de merendas e bar. Aceite outra sugestão e delicie-se com um excepcional bacalhau no Restaurante A Luciana em Sejães.Classificadas ou não, as praias fluviais da região estão à sua espera este Verão para refrescar os seus dias.

Sem comentários: