Na atual
conjuntura económico-financeira, em que o recurso ao crédito bancário é cada
vez mais restritivo e a obtenção de fundos para o financiamento de projetos é
cada vez mais difícil, a opção pelo crowdfunding
poderá constituir uma boa alternativa.
Afinal o que é o crowdfunding?
O crowdfunding constitui uma forma simples
e relativamente recente de angariação de fundos pela internet visando o
desenvolvimento e implementação de projetos através de uma comunidade que
partilha os mesmos interesses. Um indivíduo (ou grupo de indivíduos) que tenha
uma ideia inovadora e criativa poderá, recorrendo a uma plataforma de crowdfunding, divulgar a sua ideia e, ao
mesmo tempo, obter dinheiro para a implementação do seu projeto. Por sua vez,
os apoiantes/financiadores do projeto, além de poderem ver concretizado um
projeto do seu interesse, receberão recompensas. A ideia é aproveitar o efeito
“multidão”, já que se cada membro contribuir com um pequeno apoio, todos juntos
poderão conseguir arrecadar quantias interessantes.
Como funciona o crowdfunding?
Após
registar-se numa plataforma de crowdfunding,
o promotor do projeto deverá submeter uma candidatura (que inclui habitualmente
um vídeo de apresentação e eventuais imagens e documentos adicionais), devendo
estabelecer um montante mínimo e um prazo para a angariação de fundos.
Normalmente é utilizado o sistema de “tudo ou nada”, ou seja, se o montante
mínimo for atingido dentro do prazo para a angariação de fundos, o promotor do
projeto recebe os fundos angariados para a implementação do mesmo e os
responsáveis da plataforma cobram a sua comissão; se o montante mínimo não for
atingido dentro do prazo, o promotor do projeto não receberá nada e os fundos
entretanto angariados serão devolvidos aos respetivos apoiantes. Já estamos a
ver que o sucesso do crowdfunding
depende não apenas da novidade e da criatividade da ideia subjacente ao
projeto, mas também do esforço de divulgação que é feito pelos respetivos
promotores, oferecendo aos apoiantes recompensas suficientemente atrativas que
façam com que eles próprios possam servir como veículos de promoção do projeto.
O que poderá ser financiado através do crowdfunding?
Em
teoria, praticamente qualquer bem ou serviço poderá ser alvo de uma campanha de
crowdfunding, se bem que sejam
frequentes projetos de cariz social, projetos relacionados com a agricultura e
com a proteção da natureza, pequenos negócios, projetos na área do turismo, da
tecnologia, da educação, do espetáculo e do entretenimento, etc.. Contudo, em
Portugal ainda não existe legislação que permita o crowdfunding de compra de capital ou de empréstimo, ao contrário do
que acontece noutros países, como por exemplo os Estados Unidos da América e o
Reino Unido, em que o crowdfunding de
produtos financeiros (principalmente em startups)
começa já a ser uma prática bastante frequente.
Para saber mais acerca do crowdfunding
Porventura, as melhores fontes
de informação acerca deste tema poderão ser encontradas nas próprias
plataformas de crowdfunding. As
principais plataformas portuguesas são: o BES Crowdfunding (https://bescrowdfunding.ppl.pt), a MassiveMov (http://www.massivemov.com), a Nós Queremos (http://nosqueremos.pt), a Olmo (http://www.olmo.pt), a PPL (http://ppl.com.pt) e a Zarpante (http://www.zarpante.com).
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