Enfrentar os desafios
O ensino superior tem vindo a ser
confrontado com desafios constantes de forma a adequar-se às novas necessidades
do ‘mercado’ a par de restrições de ordem orçamental. Por um lado, é imperativo
ter uma política de proximidade com empresas e outras instituições a fim de
responder às suas necessidades e, por outro, dotar os seus próprios quadros com
a formação imprescindível à certificação dos cursos – número de doutorados e
especialistas nas respetivas áreas de especialização dos cursos ministrados. Este
tem sido o desafio colocado às diferentes escolas integradas do Instituto
Politécnico de Viseu.
A título de exemplo, e para que
seja compreensível o esforço que cada um têm feito, no Departamento de Gestão
da Escola de Tecnologia e Gestão de Viseu funcionam: 5 licenciaturas – Gestão de
Empresas (1.º curso a funcionar na ESTGV), Contabilidade e Administração
(regime noturno), Marketing, Turismo e Gestão de Empresas (pós laboral); e 3
mestrados – Finanças Empresariais (estão abertas as candidaturas relativas à
6.ª edição), Marketing Research e Gestão Turística. Para além desta formação
que confere grau académico, têm-se realizado outras formações com são o exemplo
do curso de preparação para o exame de avaliação profissional de acesso à Ordem
dos Técnicos Oficiais de Contas (a decorrer a 12ª edição) e o curso de preparação
ao concurso interno para a Categoria de Inspetor Tributário.
Os antigos alunos da Licenciatura
em Contabilidade e Administração ainda se lembram dos longos cinco anos e meio
que, na melhor das hipóteses, levaram para o concluir. Longos anos e por muitas
noites (já que se trata de um curso noturno!), sem fins de semana (dedicados ao
estudo, trabalhos de grupo e provas de avaliação), sacrificando-se e á famílias.
Depois chegou a adequação a
Bolonha … e o curso passou para três anos. A carga horária, imensa, fez as
‘noites’ mais ‘pesadas’ … desafio que tantos venceram!
A partir do ano letivo 2010/2011,
mais uma adequação. Desta feita para responder às exigências da Ordem dos
Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) – o novo currículo do curso já se encontra reconhecido
com “base académica”, indispensável para a inscrição na OTOC. E, já agora, fica
o alerta: quem tem uma licenciatura reconhecida pela OTOC, cuja entrada no
ensino superior se verificou antes de 2010/2011 e ainda não se candidatou OTOC,
terá de o fazer até 31 de dezembro de 2015 – findo este prazo (período
transitório) terá de adequar a sua formação de base às novas exigências da
Ordem (fazendo mais unidades curriculares de contabilidade, fiscalidade,
direito empresarial, …).
Integrada nos cursos de licenciatura
em Contabilidade e Administração, Gestão de Empresas e Gestão de Empresas pós
laboral, a unidade curricular de Simulação Empresarial continua a ser
reconhecida como equivalente ao estágio profissional da OTOC. Lembro que aquele
estágio tem de ser protocolado com a OTOC e ter uma duração mínima de 8 meses e
800 horas. Esta unidade curricular está disponível a licenciados de outras
escolas, profissionais e antigos alunos, como curso de formação contínua. Qualquer
unidade curricular (UC) pode ser realizada como “Unidade Curricular isolada”
(incluindo UC de mestrado), adquirindo, desta forma, os créditos de formação
(75 créditos bianuais) exigidos pela OTOC.
No passado ano letivo, o Curso de
Contabilidade e Administração foi submetido a avaliação externa, tem sido
auditado no passado mês de março pela Agência de Avaliação e Acreditação do
Ensino Superior (A3ES) foi ‘acreditado’ por cinco anos (acreditação máxima).
Aguarda-se a decisão final das licenciaturas de Marketing e de Turismo. A
próxima avaliação externa irá realizar-se no início do próximo ano ao curso de
Gestão de Empresas.
Ora, passo a passo, desafio a
desafio, fomos vencendo cada obstáculo que teimava ‘ficar no caminho’. Tem sido
um bom trabalho de equipa. Na minha qualidade de diretora de curso de
Contabilidade e Administração quero deixar o meu apreço e um “bem-haja” a cada
um dos que participaram ativamente naquele processo de acreditação: antigos
alunos, alunos atuais, professores, pessoal não docente, órgãos académicos de
alunos e docentes, ‘sociedade civil’, representantes das organizações que
colaboram com a Escola, sem esquecer, de forma alguma, o papel ativo da direção
do departamento de Gestão, da presidência da ESTGV e do IPV.
Realizou-se no passado fim de
semana, no dia 23 de novembro, o XI Encontro da Associação dos Antigos Alunos
do Departamento de Gestão. Para além do saudável convívio, foi realizada uma
homenagem ao seu presidente, recentemente falecido, realizada uma missa pelos alunos,
professores e funcionários da ESTGV falecidos, seguida do tradicional jantar,
animado com o grupo Shutter Down.
Todos juntos, chegaremos mais
longe!
Isabel Martins
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