segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O “Concurso Todos Contam”



Numa altura em que a educação financeira se assume cada vez mais importante na vida dos cidadãos, é com agrado que se regista esta iniciativa, sobretudo porque envolve os alunos do ensino básico e secundário.
Em que consiste esta iniciativa?
O “Concurso Todos Contam” constitui uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (constituído pelo Banco de Portugal, pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e pelo Instituto de Seguros de Portugal), com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, desenvolvida no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, que visa premiar os melhores projetos de formação financeira que irão ser implementados nas escolas durante o ano letivo de 2012/2013.
A quem se dirige este concurso?
Este concurso dirige-se aos agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas, assim como a estabelecimentos de ensino particulares e cooperativos que ministrem o ensino básico e secundário.
Que características devem apresentar os projetos a concurso?
Os projetos a concurso deverão: sensibilizar para a importância dos conhecimentos financeiros no quotidiano, desenvolver conhecimentos e capacidades financeiras nos alunos, promover comportamentos e atitudes financeiras adequados, promover a criação de hábitos de poupança e estimular a utilização dos conteúdos e recursos disponíveis no Portal “Todos Contam”.
Que critérios de avaliação e valorização serão adotados?
Os projetos a concurso serão avaliados tendo em conta a sua qualidade pedagógica e científica, a sua criatividade e relevância, o envolvimento da comunidade escolar, a sua viabilidade e exequibilidade e a utilização do Portal Nacional de Formação Financeira “Todos Contam”.
Até quando deverão ser enviados os projetos a concurso?
Os projetos deverão ser submetidos até ao dia 19 de outubro deste ano, através do endereço eletrónico concurso@todoscontam.pt, para serem avaliados pelo Júri de seleção.
Quais os prémios a atribuir? 
O concurso irá atribuir quatro prémios (um por cada ciclo do ensino básico e um para o ensino secundário). Cada prémio corresponde a livros e materiais escolares no valor de 1.000 euros, sendo metade atribuído no Dia Mundial da Poupança (31 de outubro) e o restante após o relatório de implementação do projeto.
Contactos úteis
As escolas interessadas em enviar projetos a concurso poderão obter mais informações, nomeadamente o regulamento do concurso e a Ficha de Projeto, no Portal do Plano Nacional de Formação Financeira (www.todoscontam.pt) e no sítio de Internet da Direção Geral da Educação (www.dgidc.min-edu.pt).

Sem comentários: