sexta-feira, 23 de abril de 2010

Paridades de Poder de Compra

Por vezes procura-se comparar o nível de vida entre países confrontando os respectivos PIB per capita (Produto Interno Bruto por habitante), que corresponde, basicamente, ao rácio do PIB total do país (valor da produção gerada no território económico do país) pela população residente no mesmo. A comparação nesses termos padece, no entanto, de várias limitações.

Uma das limitações maiores decorre do facto de os níveis de preços poderem ser diferentes entre os países (o que influencia, naturalmente, o poder de compra dos indivíduos).
Daí que uma medida mais ajustada para comparações seja o PIB per capita mas expresso em Paridades de Poder de Compra (PPC). Este indicador expressa o valor do PIB per capita mas “corrigido” pelo nível de preços relativo do país (eliminando-se assim os efeitos das diferenças nos níveis dos preços entre países). As PPC funcionam pois como uma “moeda comum” artificial que permite medir o poder de compra associado ao PIB per capita em moeda. Basicamente, calcula-se pela relação entre o PIB per capita (em moeda) do país e o nível de preços relativo do mesmo.
A comparação pelas PPC conduz muitas vezes a resultados consideravelmente diferentes dos que se obtêm pela comparação dos PIB per capita em moeda.

Com base em trabalhos desenvolvidos pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat), o Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou em Dezembro de 2009 os valores do PIB per capita expresso em PPC para 37 países europeus, referentes a 2008.
Os valores de referência para a comparação são os valores médios para a União Europeia (UE, 27 países). A moeda de referência é, naturalmente, o euro (fazendo-se a correspondente conversão para os países com moeda diferente).

Vejamos a situação portuguesa. Em 2008, o PIB per capita português, em moeda, era de 15668,37 euros. O índice de preços relativo, por sua vez, era de cerca de 82,3 (o que compara com o valor de referência 100 para a média da UE, e que significa que aquilo que custava na UE, em média, 100 euros, custava em Portugal, em média, 82,3 euros). Da relação daqueles montantes resulta um valor de 19047,76 para o PIB per capita expresso em PPC.
A comparação entre países deste indicador mostra que, em 2008, o valor para Portugal representava apenas 76% da média da UE (valor de referência de 100). Trata-se de um resultado pouco interessante, pois para além de mostrar um afastamento considerável da média europeia, evidencia também a incapacidade manifestada para melhorar esta posição relativa ao longo dos últimos anos. Portugal regista o valor mais baixo entre os 15 países “antigos” da UE (não considerando os 12 países que aderiram à UE a partir de 2004), ficando ainda atrás de alguns membros mais recentes (como Chipre, Eslovénia, República Checa e Malta)*. São, aliás, resultados que, na linha de outros, confirmam o fraco desempenho da economia portuguesa nos últimos anos, particularmente na última década.

(*- Note-se que alguns dos países referidos, nomeadamente Malta e a República Checa, embora tendo um PIB per capita em moeda inferior ao português, apresentam níveis mais elevados para o indicador em PPC, devido aos valores consideravelmente mais baixos dos respectivos níveis de preços relativos.)

Sem comentários: