domingo, 4 de outubro de 2009

Micro Capital de Risco - FINICIA

Um dos obstáculos que geralmente se coloca ao empreendedorismo é o financiamento à concretização de uma ideia de negócio, a fim de a transformar num projecto empresarial. Depois da abordagem do Microcrédito, em anterior nota nesta rubrica, pretende-se desta vez chamar a atenção para um outro instrumento de financiamento: o Micro Capital de Risco.

Integrado no âmbito do programa FINICIA, este instrumento destina-se à criação de empresas ou a apoiar pequenas empresas emergentes que, geralmente, apresentam maiores dificuldades de acesso ao mercado financeiro. Uma das condições de acesso a esta forma de financiamento é que o projecto tenha características inovadoras face a outros já existentes, tenha potencial de crescimento e se integre num dos seguintes sectores de actividade: indústria, comércio, turismo, serviços, construção ou energia.

O montante do investimento a efectuar deverá situar-se entre o mínimo de 50 mil euros e um máximo previsto de 250 mil euros, sendo necessário que o promotor mobilize, pelo menos, 10% de capital próprio, directamente ou através de entidades como incubadoras, Business Angels ou outras. Assim, para um investimento de 50 mil euros, é necessária uma mobilização de 5 mil euros de capital próprio.

Esta forma de financiamento concretiza-se através da participação de Investidores de Capital de Risco e tem um limite máximo de 45 mil euros. Assim, caso o investimento seja superior a 50 mil euros, o esforço do promotor terá de ser, necessariamente, superior aos 10% acima referidos.
O acesso a esta via de financiamento pode ser efectuado através de uma Entidade Dinamizadora parceira de uma das plataformas existentes (ver http://www.iapmei.pt/).

Na Região de Viseu, a entidade parceira da plataforma Aveiro – Viseu é o Instituto Politécnico de Viseu que poderá intervir no acolhimento dos promotores, no seu esclarecimento, no eventual suporte ao desenvolvimento do plano de negócios, na primeira triagem do interesse no projecto e todas as etapas subsequentes.

Sem comentários: