segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Partilha

Que melhor forma de ultrapassar o individual e criar novas fronteiras de conhecimento se não nos lembramos dos outros? Relembro a todos a importância da partilha, seja pela necessidade imperativa de criar mais e mais; mais conhecimento pela partilha de informação, mais sociedade pelo alargamento de redes sociais, mais família pelo aumento do tempo disponível e também mais solidariedade pela nossa dedicação mais ou menos notória, mas sempre recordada.
A importância da partilha não é um problema presente mas actual, afinal outros também já tinham idealizado uma sociedade mais justa, senão leia-se a obra mais conhecida de ideologia de Sir Thomas More – “Utopia”. Rodeado de grandes e notáveis amigos como é disso exemplo, Erasmo de Roterdão, e o qual sobre o autor e da sua família escreveu: “Verdadeiramente, é uma felicidade conviver com eles.”
Exactamente porque com “eles” é importante viver também o nosso conhecimento, o seu conhecimento é fulcral que seja partilhado. Desta partilha não deixaria de referir a importância da iniciativa na qual participo com algumas notas. E é exactamente da partilha do conhecimento e de iniciativas como a “Clareza do Pensamento” que devem ser incentivadas e dinamizadas, não só pela importância e actualidade dos seus conteúdos, mas também porque é destes projectos de partilha que as redes sociais se desenvolvem e sustentam.
Diversos e diversificados projectos de partilha de conhecimento, informação e experiência estão disponíveis na internet à distância de uma simples pesquisa.
Relembro no entanto, que todos podemos começar desde já a partilhar algo, nem que seja um simples sorriso!

Sem comentários: