sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ser Solidário

Em tempos de crise, ainda há quem se preocupe com os outros… nesse sentido um grupo de alunos do Curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV), do Instituto Politécnico de Viseu, mostra o seu espírito de iniciativa na organização de um evento de solidariedade social, cujos fundos revertem na íntegra para ajudar os alunos provenientes dos PALOP, que neste momento enfrentam graves problemas financeiros que colocam em risco a continuação dos seus estudos e permanência na cidade de Viseu.
O Evento apelidado de “1º Encontro de Culturas da ESTV” pretende juntar no mesmo espaço sabores e saberes de diferentes países, tendo sido escolhido para esta acção o dia 25 de Maio de 2009 (Dia de África). Do interessante programa destacamos um Jantar de Solidariedade confeccionado pelos próprios alunos e onde os participantes têm oportunidade de provar pratos típicos de Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe. De referir, ainda, um desfile de Moda Etnográfico, onde por momentos professores e alunos desfilam com trajes típicos dos países já referidos.
Este é um excelente exemplo de união entre alunos, professores, discentes, familiares e amigos da ESTV, na tentativa de angariar fundos para que os alunos provenientes dos PALOP possam prosseguir com os seus estudos.
Esta meritória acção colhe do grupo Clareza no Pensamento todo o carinho e envolvimento pessoal.
Mas esta não é a primeira vez que docentes, discentes e alunos da ESTV participam em iniciativas deste género. De alguns anos a esta parte que na Escola Superior de Tecnologia de Viseu docentes e discentes de vários departamentos apoiam alunos, que por alguma razão, necessitam de ajuda. Ao longo do ano lectivo são realizadas várias acções pontuais com o objectivo de angariar fundos, estes têm servido essencialmente para ajudar os alunos que, manifestamente, sentem dificuldades.
A ESTV é um excelente exemplo de como uma organização pode recorrer aos seus recursos internos e desenvolver iniciativas solidárias, que dentro das suas possibilidades, lhe tem permitido ajudar os que lhe são mais próximos e quem nela acredita!


Cristina Barroco
Madalena Malva

3 comentários:

Daniel Rodrigues disse...

Grande iniciativa... Aplausos!

Cumprimentos!

Unknown disse...

Que bem correu!!!
Parabens.

Susana Falhas disse...

Olá Dra Cristina!

Descobri o seu blogue hoje. É de louvar a iniciativa em dar a conhecer a cultura e a realidade da de Viseu. Eu também procuro fazer algo semelhante com o blogue das Aldeias Históricas de Portugal.

Mas como Portugal não se resume apenas à beleza existente nestas aldeias, estou a dinamizar uma blogagem colectiva sobre "A aldeia da minha vida" para os dias 9 e 10 de Junho, a propósito das comemorações do dia de Portugal.

Haverá um prémio para a melhor postagem.
Venho por este meio convidá-la a si e a todos os contribuintes deste blogue a participar para dar a conhecer a sua aldeia ou localidade que considerem merecer divulgação e visibilidade.

Para participar basta enviar um email:

aminhaldeia@sapo.pt

e seguir os passos presentes no blogue:

www.aldeiadaminhavida.blogspot.com

Conto com a vossa participação!

Um abraço, Susana Falhas