quinta-feira, 14 de maio de 2009

Leais, Imparciais & Liberais

José Manuel Moreira, autor deste livro de crónicas, é professor da Universidade de Aveiro, com formação em economia, filosofia e ciência politica, e é o único português membro da The Mont Pelerin Society, uma agremiação que reúne personalidades diversas em defesa do liberalismo clássico.
Numa época em que o papel do Estado na economia e na sociedade parece ganhar fôlego nas exigências dos sindicatos e da população, no pensamento dos intelectuais e na acção dos políticos, é bom não perdermos a capacidade de pensarmos e agirmos como homens livres. A leitura destas crónicas é um bom exercício que nos permite manter a mente desperta, independentemente do posicionamento ideológico ou filosófico de cada um.
Aliás, o livro vem-nos lembrar que “Portugal tem sido ultrapassado por muitos países de Leste cuja juventude leu Mises e Hayek, em vez de Marx, Lenine e Mao”. A esta observação não podemos deixar de juntar uma outra, talvez mais simples e com um pressuposto não sei se mais grave: “Portugal tem sido ultrapassado por muitos países de Leste cuja juventude leu”.

Sem comentários: