segunda-feira, 18 de maio de 2009

O homem mais rico da Babilónia

A nossa prosperidade enquanto nação depende da prosperidade financeira de cada indivíduo. A presente obra trata do sucesso que cada um de nós poderá vir a alcançar. Sucesso é sinónimo de realizações decorrentes dos nossos próprios esforços e aptidões. Uma preparação adequada é a chave do sucesso. Os nossos actos têm de ser tão sábios quanto os nossos pensamentos. O nosso modo de pensar tem de ser tão sábio quanto o nosso discernimento.
Assim se apresenta esta obra que, como diz o autor, “aponta soluções para carteiras magras”. Não é mais um livro por causa da crise actual, trata-se de uma obra escrita em 1926 por George S. Clason, homem de negócios e escritor norte-americano. O livro, escrito em linguagem simples, é constituído por um conjunto de parábolas cuja acção se passa na antiga Babilónia. O ponto de partida é a história de um homem que quis tornar-se rico e alcançou o seu objectivo. O próprio Rei, reconhecendo o mérito da sua acção, convidou-o para ensinar a sua arte, a que ele acedeu.
Ao longo do livro, em pequenas histórias, são apresentadas “sete soluções para carteiras vazias”, ou as “cinco leis do ouro”, aconselha como é possível atrair a boa sorte se aproveitarmos as oportunidades ou como é preferível alguma cautela a muito arrependimento e ilustra a importância de garantirmos segurança, nossa e dos nossos activos, e de sermos determinados para encontrarmos uma solução para os problemas. Em suma, ainda um livro útil, ao fim de quase um século!

1 comentário:

Anónimo disse...

Depois da exposição sobre este livro, que eu não conhecia, vou ter de o comprar e ler. Obrigado pela sugestão.

Carlos Pereira