sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O Turismo e os Produtos Tradicionais de Qualidade da Região Dão / Lafões

O Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) identifica a Gastronomia e Vinhos como um dos 10 produtos estratégicos para o desenvolvimento do Turismo em Portugal, sendo encarado pela Turismo Centro de Portugal como um produto que é necessário promover e dinamizar.
A importante herança cultural da região Dão Lafões sustenta uma gastronomia rica e variada, associada ao cultivo da vinha, com destaque para o vinho do Dão. Os produtos tradicionais de qualidade assumem, cada vez mais, um papel importante para os turistas e a população residente e estão sujeitos a um rigoroso controlo por uma entidade certificadora, designada por Organismo Privado de Controlo e Certificação (OPC) e apresentam-se devidamente rotulados, podendo surgir no mercado com as seguintes denominações: Denominação de Origem Protegida (DOP); Indicação Geográfica Protegida (IGP) ou Especialidade Tradicional Garantida (ETG).
Dos 27 produtos tradicionais de qualidade apresentados pela DRAP Centro (http://ptqc.drapc.min-agricultura.pt/home.htm), escolhemos 9 por serem possíveis de encontrar em alguns dos 14 concelhos que integram a região Dão Lafões.
- Cabrito da Gralheira (IGP): Castro Daire, Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul e Vila Nova de Paiva;
- Borrego da Serra da Estrela (DOP): Carregal do Sal;
- Vitela de Lafões (IGP): Castro Daire, Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul, Viseu e Vouzela;
- Carne Arouquesa (DOP): Castro Daire, Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela;
- Maçã Bravo de Esmolfe (DOP): Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, S. Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva e Viseu;
- Maçã da Beira Alta (IGP): Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, S. Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela;
- Castanha do Souto da Lapa (DOP): Aguiar da Beira;
- Queijo Serra da Estrela (DOP): Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Tondela e Viseu;
- Requeijão Serra da Estrela (DOP): Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Tondela e Viseu.
Tendo em conta a riqueza gastronómica da região Dão Lafões, ficámos intrigados com a lista apresentada pela DRAP Centro. Se os Ovos Moles de Aveiro já são certificados como IGP e os Pastéis de Tentúgal estão na lista dos produtos candidatos, porque não constam os Pastéis de Feijão de Mangualde, os Pastéis de Vouzela, ou as Castanhas de Ovos de Viseu?
Aqui fica o nosso apelo… e já agora, opte sempre por consumir produtos tradicionais certificados e contribua para o desenvolvimento económico da região Dão Lafões.

Sem comentários: