segunda-feira, 8 de junho de 2009

“Por Rotas nunca de antes caminhadas…””

Luís Vaz de Camões no I Canto de Os Lusíadas escreveu “por mares nunca de antes navegados”… neste artigo, convidámo-lo a passear “por rotas nunca de antes caminhadas”, descobrindo belezas únicas da região Dão - Lafões. Os percursos que apresentamos devem ser realizados a pé e estão devidamente sinalizados.
Para começar, aconselhamos 4 percursos pedestres no Caramulo, de âmbito desportivo, cultural, ambiental e paisagístico, utilizando caminhos rurais, tradicionais e de montanha:
1) A Rota das Cruzes: com início no Parque Jerónimo Lacerda no centro da vila do Caramulo, percorrendo 8 kms e onde destacamos a visita ao Museu do Caramulo.
2) A Rota dos Caleiros: com início no Caramulinho, percorrendo 8,2 kms, é possível acompanhar o trajecto dos antigos “caleiros” os quais garantiam o transporte e abastecimento da água às povoações. Merece destaque o Penedo do Equilíbrio que desafia as leis da gravidade.
3) A Rota do Linho: com início no Santuário Coração de Maria, percorrendo 9,2 kms e permitindo a visita ao Centro de Laboração do Linho na aldeia de Múceres.
4) Rota dos Laranjais: com início no Santuário Coração de Maria, percorrendo 7,5 kms e onde poderá escolher e provar a tradicional laranja de Besteiros.
Não abandone esta região sem passar pelo Restaurante Três Pipos na localidade de Tonda e degustar as suas entradas típicas, a tiborna de bacalhau ou a torresmada.
No concelho de Penalva do Castelo aconselhamos o Caminho dos Galegos, percorrido durante séculos por peregrinos e romeiros que caminhavam em busca de Santiago de Compostela, este percurso pedestre tem uma extensão de aproximadamente 8 kms, começando na freguesia de Mareco e finalizando em Travanca de Tavares, uma freguesia de Mangualde.
Continuando em Mangualde, sugerimos os Trilhos de Gil Vicente, um percurso de pequena rota, com início na Capela de Nossa Senhora do Pranto na povoação de Guimarães de Tavares e com uma extensão de 5,7 kms, que nos permite visitar a Casa da Cerca, pertença da família Soares de Albergaria e actualmente “Espaço Gil Vicente”.
Para se deliciar com a gastronomia beirã, visite o Restaurante Valério em Mangualde e prove o polvo à lagareiro ou o cabrito assado.
São muitos e variados os percursos pedestres disponíveis na região Dão – Lafões que esperam a visita de todos os apreciadores de natureza e cultura. Atreva-se a descobri-los…

Sem comentários: