sábado, 13 de junho de 2009

POLIEMPREENDE - Empreendedorismo no Politécnico

Está a decorrer no Instituto Politécnico de Viseu (IPV) a fase regional do 6º Concurso PoliEmpreende (www.ipv.pt/poliempreende/). Trata-se de um concurso de ideias de negócio lançado pelos Institutos Politécnicos (IP) que decorre em duas fases: regional e nacional. Na primeira fase, é feita a avaliação dos projectos concorrentes em cada IP e atribuição dos respectivos prémios por um júri regional. À fase nacional concorrem os projectos classificados em 1º lugar em cada IP, que são avaliados e premiados por um júri nacional. O concurso nacional do 6º PoliEmpreende decorrerá no dia 10, do próximo mês de Julho, no Instituto Politécnico de Coimbra que este ano assumiu a respectiva coordenação.

O 7º PoliEmpreende terá lugar no próximo ano lectivo e será coordenado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Este ano, das 44 ideias de negócio inicialmente apresentadas no IPV, resultaram 10 projectos que, até ao próximo dia 22, aguardam a decisão do júri. Estão envolvidos cerca de quatro dezenas de promotores, de todas as Escolas do IPV, essencialmente alunos, mas também diplomados e docentes.

Esta iniciativa, que pretende estimular o empreendedorismo no seio da comunidade académica, tem um impacto positivo na região onde se insere cada um dos IP, uma vez que facilita a transferência de tecnologia, contribui para a constituição de empresas inovadoras e para a geração de emprego, com a consequente criação de valor na economia local.
Para além desta acção, a nível do IPV está a registar-se um incremento muito favorável no âmbito do desenvolvimento de competências em empreendedorismo, particularmente com a introdução de unidades curriculares desta área, em diversos cursos.

Estes contributos do IPV a favor do empreendedorismo, constituem, pois, formas desta instituição dar cumprimento à sua missão, como agente de dinamização e desenvolvimento económico e social desta Região, através da transferência e valorização económica do conhecimento científico. No entanto, há ainda muitas oportunidades para fazer mais por esta causa!

Sem comentários: