sexta-feira, 17 de abril de 2009

Uma boa ideia para ajudar

Num destes dias ao consultar o site do Banco Alimentar contra a Fome (www.bancoalimentar.pt) deparei-me com uma iniciativa que achei extraordinária. Desde o inicio de 2009 que a federação dos Bancos Alimentares contra a Fome juntamente a Direcção Geral de Serviços Prisionais desenvolvem uma parceria magnifica a que deram o nome de “Horta Solidária”! Os reclusos estão a cultivar, nos terrenos de vários estabelecimentos prisionais, pequenas hortas, e os produtos cultivados são depois entregues ao Banco Alimentar mais próximo. Não é uma ideia fantástica?
Pessoas que se encontram temporariamente privadas da sua liberdade ajudam, com o seu trabalho, quem fora dos muros necessita. E ao ajudarem quem precisa sentem-se úteis e quem sabe talvez a sua integração social seja mais fácil.
No referido site encontra-se uma lista dos estabelecimentos prisionais nos quais esta iniciativa está a decorrer. Infelizmente, o estabelecimento prisional de Viseu não se encontrava nessa lista. Desconheço se a referida instituição tem terreno suficiente para o desenvolvimento de uma “Horta Solidária”, mas se não tiver talvez a Câmara Municipal possa ajudar e disponibilizar terreno para uma horta. E, embora Viseu não tenha ainda um Banco Alimentar, existem na cidade muitas instituições a quem doar os produtos cultivados.
O mais importante é não deixar de participar numa iniciativa tão louvável, e dar aos reclusos do estabelecimento prisional de Viseu uma oportunidade de ajudar quem precisa.
Finalizo, lembrando que nos dias 30 e 31 de Maio de 2009 a Federação Nacional de Bancos Alimentares vai efectuar mais uma recolha de bens, e que todos nós temos obrigação de ajudar. O nosso contributo pode ser em bens alimentares, em dinheiro ou com trabalho, pois voluntários precisam-se! Para mais informações sobre como ajudar não deixe de consultar 0 site do Banco Alimentar contra a fome.

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente, que bela iniciativa esta dos estabelecimentos prisionais terem uma “Horta Solidária”, pelo que sei, o estabelecimento prisional de Viseu não tem condições para esta iniciativa, no entanto, a ideia lançada pela Dr.ª Madalena Malva, de a CMV disponibilizar terreno para uma horta, é de levar em conta, para isso julgo que o responsável pelo estabelecimento prisional deveria contactar o município para saber dessa possibilidade. Mais uma vez o Blog “Clareza no Pensamento” está de parabéns pelas informações e opiniões que transmite aos seus seguidores, a todos muito obrigado.
António Carlos Pereira