domingo, 31 de março de 2013

Leilão de eletricidade




Quando é o próprio chefe da missão do FMI que faz parte da troyka (Abebe Selassie, numa entrevista recente à agência Lusa) a afirmar que considera muito desapontante o facto dos preços da eletricidade e das telecomunicações não terem descido e que esta questão é importante para garantir que os sacrifícios são repartidos de forma justa, nós, enquanto consumidores, temos razões para nos preocuparmos. Neste contexto, para o caso específico da eletricidade, destaco o leilão de eletricidade promovido pela DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor).
Em que consiste esta iniciativa?
O “leilão da eletricidade” representa uma iniciativa patrocinada pela DECO cujo objetivo é angariar o maior número possível de consumidores de eletricidade em Portugal, com o intuito de poder negociar com os fornecedores de eletricidade autorizados no nosso país uma tarifa de consumo de eletricidade mais baixa para os consumidores aderentes.
Quem pode aderir a esta iniciativa?
O “leilão de eletricidade” encontra-se apenas reservado aos clientes particulares de eletricidade de Baixa Tensão Normal (BTN) com uma potência contratada até 20,7 KvA, abrangendo apenas Portugal Continental.
Como posso aderir?
Os consumidores de eletricidade interessados em participar nesta iniciativa apenas têm de se inscrever, de forma gratuita, no sítio da internet www.paguemenosluz.pt até ao dia 30 de abril deste ano.
Se um consumidor se inscrever nesta iniciativa terá depois que mudar obrigatoriamente de fornecedor?
Não. Ninguém será obrigado a mudar de fornecedor de eletricidade apenas por se ter inscrito nesta iniciativa. Após a realização do leilão (que decorrerá no dia 2 de maio deste ano), o resultado do leilão será comunicad0 a partir do dia 15 de maio. A partir desta data, os consumidores poderão tomar a decisão de aceitar ou rejeitar a proposta até ao dia 30 de junho deste ano.
Para mais informações…
Para mais informações acerca desta iniciativa poderá consultar o sítio da internet onde deve efetuar a sua inscrição (www.paguemenosluz.pt) ou contactar os serviços da DECO (telefones 808 780 050 ou 218 410 890).
Nota Final: eu também já me inscrevi. No momento em que estou a escrever este apontamento já se encontravam registadas nesta iniciativa cerca de 362.000 pessoas. Quanto maior for o número de pessoas inscritas, maior será o peso negocial da DECO junto dos fornecedores de eletricidade participantes.

Sem comentários: