terça-feira, 17 de julho de 2012

Valorizar o que é nosso!


Não pode ser um mero slogan
A DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) divulgou, no passado mês de Junho, o “índice de qualidade de vida”, sendo que Viseu aparece em primeiro lugar, num ranking de 124 cidades de 5 países (os parâmetros podem ser consultados no site da DECO).
Alguns pensarão “é só mais um estudo, vale o que vale.” Certo! Na realidade, e é ela que conta, temos uma cidade que nos propícia condições de vida comparativamente mais favoráveis. E temos o dever de valorizar o que é nosso!
Está a chegar ao fim mais um ano letivo e, para muitos estudantes, aproxima-se mais um momento decisivo – é necessário ‘escolher’ o futuro. Os pais têm feito um grande investimento no futuro: a formação dos seus filhos. E os resultados estão aí à vista – nunca tivemos uma geração tão qualificada como hoje. Há dificuldades na empregabilidade, sabemos isso, mas este mau momento não vai ficar para sempre. Vai ser superado! E, nessa altura, precisamos desse ‘investimento’ para nos superarmos, como a nossa história nos incentiva. Os portugueses sempre souberam superar as dificuldades.
O Instituto Politécnico de Viseu (de ensino público) tem 5 Escolas integradas, com uma oferta formativa nas mais diferentes áreas. Porquê ir para fora (com os gastos que isso acarreta) se há opções de qualidade na cidade?
A título meramente exemplificativo, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, entre outros, disponibiliza o Curso de Contabilidade e Administração. Este curso está ‘acreditado’ na Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) como conferindo a habilitação de base para a inscrição como técnico de contas – certificação de profissional. Para além desta certificação, o mesmo curso integra uma unidade curricular (UC) – Simulação Empresarial – também reconhecida pela OTOC como equivalente ao seu estágio profissional obrigatório de 800 horas. Aliás, muitos licenciados noutras escolas do ensino superior têm procurado esta unidade curricular (como UC isolada) a fim de poderem complementar a sua formação.
Caro profissional e, ou, desempregado, sabe que pode matricular-se em unidades curriculares isoladas, em qualquer dos cursos do IPV (e não apenas no exemplo acima) obtendo assim formação dirigida às suas necessidades?
Sabe que pode ser ‘aluno a tempo parcial’, podendo conciliar o tempo de formação com o trabalho, pagando uma propina mais reduzida e ‘fazendo’ o curso ao seu ritmo?
É tempo de ‘avaliar’ as opções e ‘investir’ no futuro. Não podemos baixar os braços. O futuro é construído por cada um!
E a ti, estudante, é tempo de realizar o teu sonho. Não esmoreças com as dificuldades. Só te tornarão mais forte para vencer!
Isabel Martins
Docente de Contabilidade e Auditoria na ESTGV

Sem comentários: