quarta-feira, 18 de julho de 2012


“Todos Contam”: Portal do Plano Nacional de Formação Financeira


Um ano depois de ter sido anunciado, o Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) ganhou maior visibilidade graças ao lançamento, na semana passada, do seu portal na Internet:  www.todoscontam.pt. O PNFF é da responsabilidade dos três reguladores financeiros portugueses - Banco de Portugal (BdP), Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Instituto de Seguros de Portugal (ISP) - tem um horizonte temporal de 5 anos (2011-2015) e os seguintes objetivos proncipais: melhorar conhecimentos e atitudes financeiras, apoiar a inclusão financeira, desenvolver hábitos de poupança, promover o recurso responsável ao crédito, criar hábitos de precaução.

O portal agora disponibilizado é apenas uma de várias formas de atuação previstas dirigidas a diversos grupos de destinatários (estudantes de todos os graus de ensino, trabalhadores, “grupos vulneráveis” - designação adotada no documento e que inclui
desempregados, imigrantes, reformados com baixos níveis de rendimento e jovens sem escolaridade obrigatória). Pretende ser um veículo de promoção da formação financeira da população portuguesa e de uma cidadania financeira responsável, disponibilizando desde já um conjunto muito interessante de informações agrupadas nos seguintes temas:
- Planear o orçamento familiar
- Fazer pagamentos
- Poupar e investir
- Criar uma empresa
- Contrair crédito
- Fazer um seguro
- Prevenir a fraude

O portal disponibiliza ainda outros recursos igualmente interessantes e úteis: diversos simuladores (orçamento familiar, poupança, crédito à habitação, crédito ao consumo, cartões de crédito, pensões da Segurança Social, encargos com produtos bancários, encargos com PPR, encargos para o investidor), brochuras temáticas dirigidas a públicos específicos, informação relevante consoante as diversas etapas da vida (estudar, começar a trabalhar, comprar carro, comprar casa, constituir família, planear a reforma, desemprego, divórcio, doença) e um glossário com muitos conceitos financeiros explicados de forma simples. É ainda possível subscrever uma newsletter.

O portal Todos Contam é um instrumento muito meritório e que deve ser amplamente divulgado, nomeadamente junto de estudantes dos diferentes graus de ensino.

*********************************************************
Outras ligações eventualmente interessantes:

1 comentário:

Carlos Pereira disse...

Ora aí está uma boa medida. Há muito de se aguarda por uma regulamentação que vá no sentido de sensibilizar os portugueses para aspectos económicos e financeiros do dia-a-dia.
Espero que haja também fiscalização rigorosa a quem forma, que não seja como outras formações que houve, como o da formação profissional financiada, em que existem empresas formadoras que recebem sem dar formação nenhuma. Tenho sempre algum cepticismo em relação as estas medidas, aparece sempre um iluminados a querer ganhar dinheiro sem fazer nada.

Carlos Pereira