terça-feira, 26 de outubro de 2010

Turismo e Biodiversidade

Numa altura em que se celebra o Ano Internacional da Biodiversidade (2010), a Organização Mundial de Turismo (OMT) escolheu como tema para as comemorações do Dia Mundial de Turismo (27 de Setembro) “Turismo e Biodiversidade”. A China foi o país escolhido pela OMT para as comemorações oficiais, e um pouco por todo o mundo realizaram-se actividades com vista à sensibilização e preservação de espaços naturais. Este ano, o Governo português escolheu, pela primeira vez, a região Centro para as comemorações deste dia, destacando a diversidade e riqueza do património natural aqui existente.
Pegando nesta temática, quisemos identificar algumas instituições / empresas da região Dão Lafões com preocupações ambientais. Assim, aqui ficam alguns exemplos que contribuem para um turismo mais sustentável:
A abertura do CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viseu, desenvolvido no âmbito do Programa ViseuPolis, situado no Parque Linear do Pavia, possibilita visitas de estudo e reflexões acerca de problemas ambientais, e facilita a realização de seminários e conferências.
Tondela apresenta-nos um projecto inovador “Os Ambientes do Ar”, situado na aldeia de Souto Bom, estruturado em torno da requalificação de um núcleo de sete moinhos localizados ao longo da Ribeira da Pena. Estes, para além de continuarem a moer, assumem funções enquanto núcleos de interpretação, permitindo o contacto com sete ambientes diferentes: Astronomia, o Homem e a Terra, Funcionamento do Moinho, Reciclagem, Energias Renováveis, Energia Hídrica, Habitat Repícola.
Ainda no concelho de Tondela, é possível encontrar o Hotel Rural Quinta dos Bispos, distinguido com o galardão Chave Verde. Este programa de qualidade e educação ambiental de âmbito internacional é atribuído a meios de alojamento que se preocupam com um melhor ambiente e que acreditam que, ter boas práticas ambientais, é um desejo cada vez maior dos seus clientes.
Também o Balneário Rainha D. Amélia, nas Termas de S. Pedro do Sul está de parabéns, uma vez que tem implementado um Sistema de Gestão Ambiental devidamente certificado pela Norma NP EN ISSO 14001:2004 no âmbito de “Prestação de Serviços de Tratamento Termal”, atribuindo importância não só os impactes ambientais causados pela própria actividade, mas também aos impactes causados pelos serviços subcontratados.Entidades e empresas como estas são exemplos a seguir, uma vez que demonstram uma cuidada preocupação com as questões da diversidade e do meio ambiente.

Sem comentários: