quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Amizade

Segundo o dicionário online da Porto Editora: Amizade, nome feminino, aquele que tem com alguém uma relação de amizade, partidário; simpatizante; aliado; companheiro; amante. Segundo o mesmo dicionário: Amigo, nome masculino; afeição por uma pessoa; estima, simpatia; camaradagem, companheirismo, cumplicidade, entendimento, cumplicidade, entendimento, compreensão, dedicação, bondade, pessoa amiga.
Todos os dias da nossa existência necessitamos de amigos, dos verdadeiros amigos, para nos fazerem rir, para nos ouvirem, para limparem as lágrimas, para simplesmente estarem connosco. Os amigos verdadeiros são difíceis de encontrar e durante todo a nossa vida temos poucos. Podemos ter um número infindável de conhecidos, inúmeros amigalhaços e imensas pessoas com quem gostamos de estar e de conversar, mas amigos, amigos verdadeiros com quem podemos abrir a alma e com quem podemos contar em todas as circunstâncias e independentemente de tudo temos poucos! Quanto mais não seja porque ser um verdadeiro amigo dá trabalho, muito trabalho, e requer um grau de altruísmo e de disponibilidade que nem todas as pessoas têm. Não podemos ser amigos verdadeiros de muitas pessoas sob pena de não sermos bons amigos para ninguém.
Quem me está a ler pode estar a pensar e então a família? Mas amigos e família são dois subconjuntos que, infelizmente, não raras vezes têm intersecção vazia! Até porque os amigos escolhem-se e a família não!
E é em épocas de crise como a que atravessamos que mais necessitamos dos amigos e mais devemos recorrer às nossas verdadeiras amizades. Necessitamos dos amigos para nos darem força, para nos ajudarem no dia-a-dia a lutar contra as contrariedades com que nos deparamos, para nos darem esperança num futuro melhor. Para nos fazerem acreditar que melhores dias virão e que a esperança é a última a morrer.
Quando foi a última vez que agradeceu aos seus amigos a amizade que lhe dão? Há tanto tempo? Porque não pega no telemóvel e diz aos seus amigos que eles são uma das melhores coisas da sua vida!

Sem comentários: