segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A aposta no desenvolvimento sustentável


Infelizmente pelas piores razões, a questão do desenvolvimento sustentável encontra-se cada vez mais "na ordem do dia". Vejamos então o que é isso do desenvolvimento sustentável e os desafios que se colocam às empresas neste contexto.

O que é o desenvolvimento sustentável?

De acordo com o Relatório Brundtland, publicado em 1987 no âmbito da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU (Organização das Nações Unidas), o desenvolvimento sustentável é o “desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”.

A tripla abordagem da sustentabilidade

O desenvolvimento sustentável não tem apenas a ver com o aquecimento global, com as alterações climáticas ou com o meio ambiente em geral. Normalmente, quando falamos em desenvolvimento sustentável estamos a referir-nos à clássica tripla abordagem de domínios (de John Elkington): Económico, Ambiental e Social. Esta tripla abordagem é muitas vezes utilizada pelas empresas como uma estratégia coordenada para atingir os seus objetivos com resultados positivos em termos dos três P’s: Proveitos, Planeta e Pessoas. O modelo da tripla abordagem de domínios, além de reconhecer a importância para as empresas oferecerem um valor económico sustentável para os seus acionistas, considera também que para uma empresa ser sustentável ela necessita de considerar na sua performance a vertente ambiental e a vertente social.

Os benefícios da sustentabilidade para as empresas

Ao adotarem uma abordagem sustentável, as empresas poderão obter diversos benefícios: redução de energia, desperdícios e custos; diferenciação da própria empresa (relativamente às empresas “pouco verdes”); oportunidade para a criação de novos produtos e processos inovadores; possibilidade de atingirem novos mercados; atração e retenção dos melhores colaboradores; melhoria da imagem da empresa perante os acionistas e o público em geral; possibilidade de fornecer uma maior qualidade de vida, etc..

Os riscos ao adotar-se uma abordagem sustentável

Ao adotarem uma abordagem sustentável, as empresas poderão também incorrer em certos riscos, nomeadamente: a prática do denominado “greenwashing” (preocupação excessiva em publicitar algumas práticas sustentáveis que apenas executa esporadicamente, sem que adote uma verdadeira abordagem sustentável); a possibilidade de, ao desenvolver novos produtos “verdes”, poder prejudicar as vendas de produtos já existentes e a possibilidade da criação de expectativas irrealistas em relação aos esforços da empresa perante a sustentabilidade (que acabam por sair frustradas).
Contudo, apesar de existirem riscos ao adotar-se uma abordagem sustentável, os riscos de não se adotar uma abordagem sustentável são muito mais difíceis de gerir.

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