Infelizmente pelas piores razões, a questão do desenvolvimento sustentável encontra-se cada vez mais "na ordem do dia". Vejamos então o que é isso do desenvolvimento sustentável e os desafios que se colocam às empresas neste contexto.
O
que é o desenvolvimento sustentável?
De acordo com o Relatório
Brundtland, publicado em 1987 no âmbito da Comissão Mundial sobre o Meio
Ambiente e Desenvolvimento da ONU (Organização das Nações Unidas), o
desenvolvimento sustentável é o “desenvolvimento
que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a
capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”.
A
tripla abordagem da sustentabilidade
O desenvolvimento sustentável não
tem apenas a ver com o aquecimento global, com as alterações climáticas ou com
o meio ambiente em geral. Normalmente, quando falamos em desenvolvimento
sustentável estamos a referir-nos à clássica tripla abordagem de domínios (de
John Elkington): Económico, Ambiental e Social. Esta tripla abordagem é muitas
vezes utilizada pelas empresas como uma estratégia coordenada para atingir os
seus objetivos com resultados positivos em termos dos três P’s: Proveitos,
Planeta e Pessoas. O modelo da tripla abordagem de domínios, além de reconhecer
a importância para as empresas oferecerem um valor económico sustentável para
os seus acionistas, considera também que para uma empresa ser sustentável ela
necessita de considerar na sua performance a vertente ambiental e a vertente
social.
Os
benefícios da sustentabilidade para as empresas
Ao adotarem uma abordagem
sustentável, as empresas poderão obter diversos benefícios: redução de energia,
desperdícios e custos; diferenciação da própria empresa (relativamente às
empresas “pouco verdes”); oportunidade para a criação de novos produtos e
processos inovadores; possibilidade de atingirem novos mercados; atração e
retenção dos melhores colaboradores; melhoria da imagem da empresa perante os
acionistas e o público em geral; possibilidade de fornecer uma maior qualidade
de vida, etc..
Os
riscos ao adotar-se uma abordagem sustentável
Ao adotarem uma abordagem
sustentável, as empresas poderão também incorrer em certos riscos,
nomeadamente: a prática do denominado “greenwashing” (preocupação excessiva em
publicitar algumas práticas sustentáveis que apenas executa esporadicamente,
sem que adote uma verdadeira abordagem sustentável); a possibilidade de, ao
desenvolver novos produtos “verdes”, poder prejudicar as vendas de produtos já
existentes e a possibilidade da criação de expectativas irrealistas em relação
aos esforços da empresa perante a sustentabilidade (que acabam por sair
frustradas).
Contudo, apesar de
existirem riscos ao adotar-se uma abordagem sustentável, os riscos de não se
adotar uma abordagem sustentável são muito mais difíceis de gerir.
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