sexta-feira, 12 de março de 2010

Artesanato na Região Dão Lafões

A arte de transformar coisas simples advindas de várias origens em objectos artesanais que chamam a atenção pela beleza, que é dada pelos responsáveis por estas criações, faz-nos tecer algumas considerações sobre esta actividade, fruto do trabalho do artesão.
A habilidade das mãos e uma cultura passada ao longo das gerações, permitiram conservar uma vasta e diversificada oferta de produtos artesanais na região Dão Lafões: esteiras e cestos em palha, verga e vime, croças e chapéus de palha, utensílios em estanho, cobre, ferro e chapa, rendas de bilros e bordados de tibaldinho, tecidos e mantas de lã e de linho, tapetes e mantas feitos com retalhos, flores de papel, meias, gorros, camisolas e outros agasalhos em lã, tamancos, bonecas de trapos, artefactos em madeira, azulejaria, peças de barro preto e vermelho.
Hoje, convidamo-lo a conhecer alguns locais onde a recuperação de técnicas antigas e saberes ancestrais é preservada:
A Cooperativa de Artesanato da Renda de Bilros e Trajes Regionais "O Enleio" em Torredeita repescou modelos de rendas antigas e introduziu modelos totalmente novos (www.fjs-torredeita.com.pt).
No Atelier Sérgio Amaral em Santa Luzia (Mangualde) pode encontrar os famosos Matarrachos. “Estranhos seres que vieram em paz para a companhia dos homens, criados um pouco ao seu jeito” pode ler na página deste dedicado artesão (http://sergamaral.no.sapo.pt/). Pode, ainda, inscrever-se nos workshops de Rakú e de Soenga.
Na Estação de Artes e Sabores de S. Pedro do Sul é possível encontrar o trabalho ao vivo da tecelagem, azulejaria, madeira, raízes e cortiça (http://www.artesaos-spsul.org).
O Moinho da Carvalha Gorda em Cercosa (Campia) fabrica papel artesanal (100% algodão), e disponibiliza workshops de papel (www.moinhodacarvalhagorda.pt).
Na aldeia de Molelos, a tradição do barro negro é mantida viva nas várias olarias aí existentes (indicadas pelas placas espalhadas pela localidade). Aí poderá ver exposições desta louça, comprar algumas peças e ver os oleiros no seu trabalho.
Na Cooperativa Capuchinhas na aldeia de Campo Benfeito (Castro Daire) um grupo de mulheres cria peças contemporâneas de burel, linho e lã. Todas as peças de vestuário são originais e as colecções podem ser vistas em http://capuchinhas.blogspot.com/.
Muitos outros locais e pessoas mereciam referência, voltaremos certamente a este tema numa próxima oportunidade, até lá, pode sempre deixar a sua opinião no blog do Clareza no Pensamento http://clarezanopensamento.blogspot.com/ e visitar a Casa da Ribeira em Viseu onde pode ter a sorte de ver algum artesão a trabalhar ao vivo.

Sem comentários: