sábado, 8 de fevereiro de 2014

O crowdfunding


Na atual conjuntura económico-financeira, em que o recurso ao crédito bancário é cada vez mais restritivo e a obtenção de fundos para o financiamento de projetos é cada vez mais difícil, a opção pelo crowdfunding poderá constituir uma boa alternativa.

Afinal o que é o crowdfunding?

O crowdfunding constitui uma forma simples e relativamente recente de angariação de fundos pela internet visando o desenvolvimento e implementação de projetos através de uma comunidade que partilha os mesmos interesses. Um indivíduo (ou grupo de indivíduos) que tenha uma ideia inovadora e criativa poderá, recorrendo a uma plataforma de crowdfunding, divulgar a sua ideia e, ao mesmo tempo, obter dinheiro para a implementação do seu projeto. Por sua vez, os apoiantes/financiadores do projeto, além de poderem ver concretizado um projeto do seu interesse, receberão recompensas. A ideia é aproveitar o efeito “multidão”, já que se cada membro contribuir com um pequeno apoio, todos juntos poderão conseguir arrecadar quantias interessantes.

Como funciona o crowdfunding?

Após registar-se numa plataforma de crowdfunding, o promotor do projeto deverá submeter uma candidatura (que inclui habitualmente um vídeo de apresentação e eventuais imagens e documentos adicionais), devendo estabelecer um montante mínimo e um prazo para a angariação de fundos. Normalmente é utilizado o sistema de “tudo ou nada”, ou seja, se o montante mínimo for atingido dentro do prazo para a angariação de fundos, o promotor do projeto recebe os fundos angariados para a implementação do mesmo e os responsáveis da plataforma cobram a sua comissão; se o montante mínimo não for atingido dentro do prazo, o promotor do projeto não receberá nada e os fundos entretanto angariados serão devolvidos aos respetivos apoiantes. Já estamos a ver que o sucesso do crowdfunding depende não apenas da novidade e da criatividade da ideia subjacente ao projeto, mas também do esforço de divulgação que é feito pelos respetivos promotores, oferecendo aos apoiantes recompensas suficientemente atrativas que façam com que eles próprios possam servir como veículos de promoção do projeto.

O que poderá ser financiado através do crowdfunding?

Em teoria, praticamente qualquer bem ou serviço poderá ser alvo de uma campanha de crowdfunding, se bem que sejam frequentes projetos de cariz social, projetos relacionados com a agricultura e com a proteção da natureza, pequenos negócios, projetos na área do turismo, da tecnologia, da educação, do espetáculo e do entretenimento, etc.. Contudo, em Portugal ainda não existe legislação que permita o crowdfunding de compra de capital ou de empréstimo, ao contrário do que acontece noutros países, como por exemplo os Estados Unidos da América e o Reino Unido, em que o crowdfunding de produtos financeiros (principalmente em startups) começa já a ser uma prática bastante frequente.

Para saber mais acerca do crowdfunding
Porventura, as melhores fontes de informação acerca deste tema poderão ser encontradas nas próprias plataformas de crowdfunding. As principais plataformas portuguesas são: o BES Crowdfunding (https://bescrowdfunding.ppl.pt), a MassiveMov (http://www.massivemov.com), a Nós Queremos (http://nosqueremos.pt), a Olmo (http://www.olmo.pt), a PPL (http://ppl.com.pt) e a Zarpante (http://www.zarpante.com).